Série D: Plácido de Castro recebe Santos-AP no Ferreirão e Rio Branco estreia em Macapá

Compartilhe

brasileirãoA Série D do Brasileirão voltou!  Neste sábado (21) foi dada a largada para mais uma temporada de muito equilíbrio, intensa disputa e fortes emoções no torneio que é a porta de entrada para um lugar na elite do futebol brasileiro. São 68 equipes, quatro vagas de acesso à Série C e apenas um troféu para coroar a campanha do campeão. Plácido de Castro e Rio Branco representam o Acre na competição nacional.

O Plácido de Castro recebe o Santos-AP na estreia, neste domingo (22), no estádio José Ferreira Lima, o Ferreirão,  a partir das 15h30. O time está no grupo A2 da quarta divisão nacional, ao lado de Barcelona-RO e Independente-PA. O Tigre do Abunã vai disputar pela terceira vez a Série D. Na última participação, em 2013, acabou eliminado nas quartas de final.

O Estrelão enfrenta o Macapá-AP na segunda-feira (23), às 20 h, no estádio Zerão, na capital amapaense. A equipe está no grupo A1 do Brasileiro da Série D, ao lado de Baré-RR, Macapá-AP e Manaus-AM. No dia 27, recebe o Baré, de Roraima, às 22h30 (de Brasília), na Arena da Floresta, na capital.

Formato de disputa

A Série D é disputada em um formato que combina uma fase de grupos e cinco etapas de mata-mata. A abertura da competição estabelece 17 chaves de quatro equipes, onde os integrantes se enfrentam em partidas de ida e volta. Os líderes de cada grupo, além dos 15 melhores segundos colocados, se classificam para a Segunda Fase, a primeira em formato mata-mata. Daí em diante, serão duas partidas por confronto para definir quem avança à sequência do torneio até as Finais.

68 equipes de todo o Brasil

Estarão em campo pela Série D equipes de todos os cantos do país. A região Nordeste é a mais representada na competição, com 22 participantes. O Norte do Brasil conta com 16 clubes. Do Sudeste vem 12 integrantes da disputa. Já o Sul e o Centro-Oeste terão nove representantes cada. O torneio promete movimentar o país de Norte a Sul, de Leste a Oeste.

Série D 2017

A temporada passada da Série D foi a primeira edição do torneio com o formato atual. A competição foi marcada pelo equilíbrio e pela intensa disputa pelo acesso e pelo título nacional. Em 2017, os semifinalistas e garantidos na Série C em 2018 foram o Atlético-AC, a Juazeirense-BA, o Globo-RN e o Operário-PR. Os dois últimos fizeram a grande final da competição, que consagrou os paranaenses como campeões da Série D 2017.

Campeões da Série D: São Raimundo-PA (2009), Guarany de Sobral-CE (2010), Tupi-MG (2011), Sampaio Corrêa-MA (2012), Botafogo-PB (2013), Tombense-MG (2014), Botafogo-SP (2015), Volta Redonda-RJ (2016).

* Informações do site da Confederação Brasileira de Futebol.